terça-feira, 10 de maio de 2011

Santa Fe/Argentina - Villazón/Bolívia 16/04 à 24/04 - parte IV









Batman, a veces necesario!
Adrián en uma parada pra Coca, mate e tortilla!
Porco selvagem no restaurante!

Viernes Santo, 22/04/2010, desarmamos acampamento e sem nada para tomar café, voltamos a falar com a policia camionera para ver se podiam nos ajudar a conseguir alguem que nos levasse. Com a policia nao conseguimos nada entao fomos em direçao a ruta, onde caminhamos (e nunca tinha visto tanto grilo na minha vida) das 11h até 13h, quando depois de muito pedir, uma camioneta com um boliviano parou para nos levar. Era sexta-feira santa, assim que, quase não havia caminhoneiros e os carros familiares estavam todos cheios de gente.
Aqui foi um momento bem tenso, quando abrimos a porta da camioneta o motorista era exatamente a descriçao que os guris sempre faziam para me assustar quando eu tava braba: uma barriga imensa com a camisa aberta, com uma bochecha inchada de coquear e ainda por fim uma Quilmes na mão e um espanhol impossivel de entender, nao sei se era pela folha de coca, pela cerveja ou pelo sotaque boliviano... ah e detalhe dentes de prata! Fiz questao de ir no banco de trás e assim, não tinha que conversar, no máximo ria quando todos riam hehehehhe... Nos contou mil historias de seus negocios nao muito licitos e da sua familia e por fim quando nos despedimos, nos deu 10 pesos para uma gaseosa!!!
Fomos com o boliviano até Guemes e daí ganhamos outra carona até Salta, assim entao pudemos conhecer a cidade, que é linda, parece ser toda planejada, limpa organizada e cheinha de turistas!!! É Uma pena que quando chegamos o mercado municipal já estava fechado, almoçamos pizza de queijo e papas fritas e depois fomos pra praça comprar pão e alfajor pra levar junto...
Vou lembrar desse almoço por muito tempo... talvez porque não abri mão de que não se pode comer carne na sexta-feira santa e além disso fiz outra pessoa entender essa minha necessidade. A sobremesa foi "una buena charla" que me fez pensar muito, sobre muitas coisas... talvez esse tenha sido um momento de passar a limpo algumas coisas da viagem e alguns reflexos que estes dias vao ter na minha vida... Penso que vou fazer uma lista de 10 coisas que essa viagem mudou na minha vida!
Nesse ponto da viagem o dinheiro já tava preocupando porque nao sabiamos quanto tempo levariamos para voltar... Fomos a uma gasolinera pedir carona para voltar para ruta e assim poder pedir carona para o sul, conseguimos uma camioneta que estava esperando uns familiares para sair e assim, tivemos um tempo parado no posto, tempo suficiente para uma super vivencia... Há algumas horas estavamos pensando em uma maneira de conseguir mais dinheiro, e agora eu não tinha palavras pra agradecer a ajuda de uma pessoa que nao sei o nome, mas sei que tem um coraçao gigantesco, do qual eu espero nunca esquecer!!! Um lição pra mim, duas liçoes pro meu amigo. Nos abraçamos e eu nao pude conter a emoçao... e até hoje me emociono quando lembro desse momento.
Fomos de carona até um pedagio e daí seguimos com um policial da Aeronautica até um posto de gasolina, esse era maior e com muito mais chance de que alguem nos levasse, já que já estavamos assim na ruta e era um ponto de descanso de muitos caminhoneiros, mas... quem tem boca vai a Roma e assim fui conversar com um senhor que estava lendo jornal em um banco no estacionamento do posto. Com um sotaque estanho ao pronunciar o Z e C... siiim um espanhol! heheh Dono de uma fica aqui na Argentina, mas que trabalha como advogado na Espanha e vem pra cá ver a namorada e descansar, conhece quase o mundo todo através da caça... tipinho bem distinto hein?! hahahah Bueno, o que importa é que nos convidaria para ficar na sua fazenda se não estivesse esperando hospedes, mesmo assim, nos levou até o pedagio de Cabeza de Buey, assim, sem cobrar nada, só pelo gosto de conversar...
Chegando no pedagio ainda tentamos alguma carona que nos levasse mais ao sul, mas para uma sexta-feira santa, ja estavamos bem contentes com o trajeto que avançamos, apesar de que tenha sido um pouco em circulos... No pedagio, uma recepçao incrivel, acesso a cozinha, aos pratos e talheres, agua limpa e a cia de uma gata que nos ajudou a comer nossas "rrrrriiiiiiiiiiicas" anchovetas compradas na Bolivia (eita integraçao desse Mercosul hein: Brasil e Colombia na Argentina, comendo comida do Peru, comprada na Bolivia).
Armamos nosso acampamento numa grama fofa, chovia um pouco e sabiamos que já estavamos no caminho de casa, pois já haviam muuuuuitos mosquitos! Apesar do barulho de freadas e de aceleração dos carros que chegam e saem, os pedagios foram bons lugares para acampar, sempre com uma acolhida muito simpatica, me sentia segura alí.
Sabado, 23 de abril de 2010, despertamos com a barraca muito molhada, assim que ajeitamos tudo mas deixamos ela armada até que saisse o sol para secar e assim podermos guardar ela sem que fosse mofar. Fiz um chimarrao e guardamos tudo, nesse dia so tinha um resto de pão doce pro café da manhã.
Mochila nas costas, começamos a pedir carona... quando eu via que já tinha mais gente no caminhão nem fazia sinal, pq dificilmente levaria mais alguem junto. Assim, vinha um caminhao já com caroneiros, nao fiz sinal e mesmo assim foi aquela buzina, fiquei braba, pq afinal de contas se nao vai levar pra que buzinar... eis que o caminhao para logo depois do pedagio e quem desce? Siiim os 2 mexicanos que tiveram que passar a noite na Bolivia pelo tema do visto.
Nao acreditamos que estavamos mais uma vez juntos, unidos pelo acaso da estrada...
Assim, fizemos uma viagem de 16 horas com Adrian, desde as 10 da manhã ate as 2 da madrugada, em Rafaela.
Almoçamos em um restaurante suuuuuper simples pertinho de Tucuman (com direito a chao de barro e porco selvage vindo pedir carinho em baixo da mesa!), comi asado de novilha e os guris comeram o prato de caminhoneiro "el estofado" uma mistura de tudo quanto é tipo de carne (eu só provei lingua e sabe que ate que tava bem gostosa mesmo)... compramos um pao caseiro e pé na estrada!
Foi o caminhoneiro com o qual viajamos por mais tempo e tambem por ser o ultimo dia de viagem, tinhamos muuuuitas historias para compartilhar, assim que, nos divertimos muito relembrando dos "melhores momentos"! Ao final já estavamos chamando o caminhoneiro de papi Adrian, que em toda gasolineira parava a comprar Coca para os guris e pra eu fazer mate! Tive clases de assobio, mas todavia, nao sei assobiar =/
Adrian queria nos levar ate a porta da RAE, mas nao podia desviar seu caminho pq o caminhao tinha rastreamento, assim, descemos em frente a rodoviaria de Rafaela, comendo um claaaassico sanduiche de milanesa enquanto esperavamos pelo 1º onibus a Santa Fe! Os guris foram correndo comprar as passagens quando abriu o terminal, ate que a Dona Heloisa chegou para instalar a 2ª peleia da viagem! Nao ganhamos desconto de estudante nas passagens, assim, teriamos que pagar 30 pesos!!!! E se até agora tinhamos vindo a dedo, pois que seguissemos assim, e por isso os guris tiveram que cancelar a compra... e eu dizendo que ia sozinha pedir carona caso eles comprassem... hehehehe
Resultado: armar acampamento as 4:45 da madrugada no estacionamento do terminal de Rafaela num frio de congelar!
Bom dia coelho da Pascoa??? Que nadaaa, domingo de Pascoa com um sol liiindo e acordar com um estacionamento cheio de gente olhando pro nosso acampamento! Barracas secas, guardamos tudo e fomos procurar uma padaria pra poder tomar café. Assim, compramos rosca de Pascoa e suco e fomos desayunar na Praça 9 de Julio e dai seguimos para pedir uma carona...
De Rafaela fomos até Esperanza e paramos para um mate na RAE 2, foi muuuuuito divertido encontrar com a Brunna que eh da veterinaria/UFRGS e nao conseguir falar portugues, assim tomamos um mate e aí pude voltar a pensar no bom e velho portugues! Até chegar em Santa Fe foi dificil, caminhamos muuuuito e aí ta uma parte divertida: acabei discutindo com os guris em funçao do stress de nao ter carona e propus que o Sergio trocasse o mochilao pela minha mochilinha, eles acharam que era piada... resultado: carreguei ate o fim da viagem traaaaanqui! hehe
Fomos até Santa Fe de carona na camioneta de uma familia que levava até o louro pra passar a Pascoa na casa da avó!
Foi um pouco tenso passar pelas casas e ver as familias almoçando juntas e sabendo que a minha familia tambem tava toda reunida comendo aqueeeele churras e eu ali, sem almoçar, sem ninho de Pascoa!
Chegando na RAE, uma foto pra comprovar que tinhamos chegado inteiros, apesar de quase negros de tanto tomar sol! Sensaçao estranha de chegar, muuuuito cansada e ao mesmo tempo em extase por pensar em tudo que havia acontecido naqueles "inolvidables" 8 dias em que estivemos na estrada.
Largamos as mochilas, fizemos um par de coisas e como se tivessemos criado uma relaçao de dependencia, voltamos a nos encontrar para saber o que comeriamos, assim, saimos pra comer aquele classico sanduiche de milanesa e depois matar a saudade do helado Grido!
Depois disso, ligar para casa, lavar roupa, colocar tudo em ordem, ou nao! Bueno todavia algumas coisas seguem fora de seu compasso normal... Só sei que nao vejo a hora de voltar a sentir aquela injeçao de adrenalina!

Terminando de descrever essa aventura, sentada no café do aeroporto de Rosario, esperando meu voo para POA e ouvindo essa musica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário