Purmamarca
Cerro de 7 Colores - Purmamarca
Ruta em Tucuman Deus ajuda a quem cedo madruga! Assim começamos cedo a segunda-feira 18/04, depois de um banho gelado com os pés protegidos da sujeira do chão por sacola plastica [momento difícil], seguimos até a ruta que nos levaria até Salta, até que nos demos conta de que estavamos em uma autopista, ou seja, quase nada de caminhões e aqueles que passavam não paravam porque é um trajeto de vilas e isso representa um grande risco de assalto. Assim, caminhamos das 10h até as 15:30 até que um caminhão com 38 toneladas de tabaco resolveu fazer a bondade de nos levar até Salta, onde chegamos por volta das 19hrs. O melhor camping de toda viagem, armamos as barracas e fomos ao super comprar uma cerveja Salta negra "muuuuy rica", logo depois chegam nossos coleguinhas com a promessa de carona em um caminhão da Coca até Jujuy no dia seguinte, porém-contudo-todavia, teriamos que acordar antes das 6h da manhã, assim que, nao poderiamos conhecer a cidade de Salta.
Eis que se impõe o primeiro momento conflitivo da viagem: eu queria no mínimo ir tomar café da manhã no Mercado Municipal de Salta e saberia que depois poderiamos conseguir outra carona para seguirmos o trajeto. Mas como estava em minoria tive que aceitar a promessa de que poderiamos conhecer Salta na volta, acordamos cedo e caímos na estrada até Jujuy, onde chegamos antes do meio-dia e pudemos almoçar no Mercado Municipal, lugar de comida boa (12 empanadas de frango + milanesa com arroz, batata e ovo + sopinha de vegetais + picante de frango com arroz + 2 cervejas Norte) e barata (60,00 / 4 = 15,00 por pessoa) resultado: barriga cheia e sorriso no rosto! Nesse dia todos fizeram uma ligaçao, eu liguei pra casa e tentei transparecer toda minha felicidade, do outro lado uma mãe que tentava transparecer tranquilidade. Eu desliguei o telefone e baixei o oculos escuro, paguei os 90 centavos de peso referente ao 1minuto e meio e sai a caminhar por Jujuy, que apesar de capital da provincia, é uma cidade super simples, com grande influencia indigena/boliviana. tem um arquitetura bastante antiga e super simpatica, com ruas estreitas e um transito complicado como quase todas cidades argentinas.
Do centro de San Salvador de Jujuy tomamos um onibus até as Termas de Yala, que nao pudemos conhecer... mas foi aí que ganhamos carona em um carro até Purmamarca.
Purmamarca, taí uma cidadezinha que existe em funçao do Cerro de 7 Colores, super turística, logo, caríssima. Tem uma praça no centro do povoado e ao redor há uma feira de artesanato indígena, e alguns lugares para comer coisas típicas, como locro (comparavel com feijoada) e humitas (comparavel a uma pamonha).
O Cerro de 7 Colores é com certeza uma das paisagens mais inesquecíveis da viagem, lembro que quando começamos a subir me sentia como "afuera" do mundo (quase a mesma sensação de quando estive pertinho das Cataratas do Iguaçú), uma paisagem desértica cheinha de cactus, uma natureza quase intocada com barulho de vento e das nossas risadas, estavamos todos rindo à toa com um sentimento imenso de realização, já que este era um dos lugares que mais tinhamos vontade de conhecer.
Ao anoitecer fomos de ônibus até Tilcara (detalhe que o ônibus quebrou, caminhamos 1 km na ruta, encontrei um gaúcho de Pelotas, esperamos quase 3 horas num frio desértico até que seguimos viagem), chegamos em Tilcara as 22hrs montamos acampamento no pátio de uma casa de família (pessoas super humildes com um coração grandiosíssimo que nos acolheram "muy bien"). Depois da "barraca armada" fomos buscar algo para comer, como o assado de carne de llama custava 50 pesos (20 reais) por pessoa, optamos por um sanduíche de milanesa "riquiiiiiissimo" por 15 pesos!
Depois de barriga cheia, vestir todas as roupas para aguentar dormir em um frio que gelava os ossos!
LINDINHA....
ResponderExcluir"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz" Saint-Exupéry
Te amo!!!
Dani